Yoga e envelhecimento: corpo ativo, mente viva e mais autonomia
- LUMINI YOGA
- 13 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de jul.
Envelhecer traz desafios naturais, mas o yoga pode ser um grande aliado para manter a saúde do corpo e da mente.

“Envelhecer é uma certeza. Envelhecer bem é uma escolha.”
Essa frase de Abílio Diniz traz uma reflexão importante: a passagem do tempo é inevitável, porém, as decisões que tomamos ao longo da vida vão refletir na forma como chegamos à maturidade.
Mesmo que não possamos impedir todos os efeitos do envelhecimento, é possível agir de forma preventiva e consciente.
Fazer yoga é uma excelente opção para pessoas de qualquer faixa etária. Quem está em idade mais avançada, em especial, sente grandes benefícios quando o assunto é manter-se ativo e envelhecer com saúde.
Conheça abaixo como o yoga pode ajudar você ou algum familiar a viver melhor nesta fase da vida:
Prevenção de quedas e manutenção da autonomia
Uma das razões pelas quais isso acontece é a perda de massa muscular que ocorre naturalmente com o avançar da idade.
O yoga é uma atividade de baixo impacto que ajuda no fortalecimento da musculatura e melhora a saúde das articulações, podendo auxiliar em quadros de dores crônicas.
Muitas posturas na aula também aprimoram o senso de equilíbrio e consciência corporal, fundamentais para uma movimentação com mais segurança e autonomia nas atividades cotidianas.
Yoga e saúde cerebral: proteção da memória
A perda de atenção e de memória também são comuns ao envelhecer, por conta de mudanças estruturais e funcionais do cérebro. Um estudo realizado pelo Hospital Albert Einstein e a Harvard Medical School sugere que o yoga traz proteção contra a diminuição da capacidade cognitiva com a idade.
“Da mesma maneira que os músculos, o cérebro também se desenvolve com o treinamento,” explica Elisa Kozasa, pesquisadora e orientadora do estudo. “Como qualquer prática contemplativa, o yoga tem um componente cognitivo em que atenção e concentração são importantes”.
Yoga e saúde mental: menos ansiedade e mais bem-estar
Idosos que se mantêm ativos apresentam menos riscos de desenvolver quadros depressivos, estresse e ansiedade.
Durante a aula de yoga, a respiração consciente é trabalhada ao longo das posições físicas, assim como os momentos de relaxamento e concentração, que também ajudam a dormir melhor.
Frequentar uma aula com mais pessoas também estimula a socialização. A convivência em grupo diminui o isolamento e reforça o sentimento de pertencimento.
Nunca fiz yoga. Posso começar mesmo sendo mais velho?
Sim. O yoga pode ser iniciado em qualquer etapa da vida.
Se você está em uma idade mais avançada e nunca praticou, é importante consultar seu médico para verificar possíveis restrições ou adaptações necessárias.
Em seguida, procure um estúdio ou professor de yoga que respeite o seu ritmo e histórico de vida. Sempre informe condições de saúde preexistentes, lesões ou cirurgias realizadas, e busque práticas mais suaves.
Mantendo a regularidade, o corpo se acostuma progressivamente às novas técnicas. Você vai notar grande diferença no seu dia.
Veja também: Kaiut Yoga: Uma prática milenar para a vida moderna
Agora que você já sabe os benefícios do yoga para um envelhecimento mais saudável, que tal marcar uma aula em um estúdio que respeita o seu ritmo e a sua história de vida?
No Lumini Yoga, oferecemos práticas acessíveis para todas as idades.
Agende sua aula experimental e venha descobrir como o Yoga pode transformar seu envelhecer.
Comentários