top of page
fundo_aba.png

Yoga e envelhecimento: corpo ativo, mente viva e mais autonomia

  • Foto do escritor: LUMINI YOGA
    LUMINI YOGA
  • 13 de jul.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de jul.

Envelhecer traz desafios naturais, mas o yoga pode ser um grande aliado para manter a saúde do corpo e da mente.


casal-mais-velho-sentado-no-chao-fazendo-yoga

“Envelhecer é uma certeza. Envelhecer bem é uma escolha.”

Essa frase de Abílio Diniz traz uma reflexão importante: a passagem do tempo é inevitável, porém, as decisões que tomamos ao longo da vida vão refletir na forma como chegamos à maturidade.


Mesmo que não possamos impedir todos os efeitos do envelhecimento, é possível agir de forma preventiva e consciente.


Fazer yoga é uma excelente opção para pessoas de qualquer faixa etária. Quem está em idade mais avançada, em especial, sente grandes benefícios quando o assunto é manter-se ativo e envelhecer com saúde.


Conheça abaixo como o yoga pode ajudar você ou algum familiar a viver melhor nesta fase da vida:



Prevenção de quedas e manutenção da autonomia




Uma das razões pelas quais isso acontece é a perda de massa muscular que ocorre naturalmente com o avançar da idade.


O yoga é uma atividade de baixo impacto que ajuda no fortalecimento da musculatura e melhora a saúde das articulações, podendo auxiliar em quadros de dores crônicas.


Muitas posturas na aula também aprimoram o senso de equilíbrio e consciência corporal, fundamentais para uma movimentação com mais segurança e autonomia nas atividades cotidianas.



Yoga e saúde cerebral: proteção da memória



A perda de atenção e de memória também são comuns ao envelhecer, por conta de mudanças estruturais e funcionais do cérebro. Um estudo realizado pelo Hospital Albert Einstein e a Harvard Medical School sugere que o yoga traz proteção contra a diminuição da capacidade cognitiva com a idade.


“Da mesma maneira que os músculos, o cérebro também se desenvolve com o treinamento,” explica Elisa Kozasa, pesquisadora e orientadora do estudo. “Como qualquer prática contemplativa, o yoga tem um componente cognitivo em que atenção e concentração são importantes”.



Yoga e saúde mental: menos ansiedade e mais bem-estar



Idosos que se mantêm ativos apresentam menos riscos de desenvolver quadros depressivos, estresse e ansiedade.


Durante a aula de yoga, a respiração consciente é trabalhada ao longo das posições físicas, assim como os momentos de relaxamento e concentração, que também ajudam a dormir melhor.


Frequentar uma aula com mais pessoas também estimula a socialização. A convivência em grupo diminui o isolamento e reforça o sentimento de pertencimento.



Nunca fiz yoga. Posso começar mesmo sendo mais velho?



Sim. O yoga pode ser iniciado em qualquer etapa da vida.


Se você está em uma idade mais avançada e nunca praticou, é importante consultar seu médico para verificar possíveis restrições ou adaptações necessárias.


Em seguida, procure um estúdio ou professor de yoga que respeite o seu ritmo e histórico de vida. Sempre informe condições de saúde preexistentes, lesões ou cirurgias realizadas, e busque práticas mais suaves.


Mantendo a regularidade, o corpo se acostuma progressivamente às novas técnicas. Você vai notar grande diferença no seu dia.



Agora que você já sabe os benefícios do yoga para um envelhecimento mais saudável, que tal marcar uma aula em um estúdio que respeita o seu ritmo e a sua história de vida?


No Lumini Yoga, oferecemos práticas acessíveis para todas as idades.


Agende sua aula experimental e venha descobrir como o Yoga pode transformar seu envelhecer.



Comentários


bottom of page